Home > Destaque > PREFEITURA COLOCA EM FUNCIONAMENTO PRIMEIRA UNIDADE MÓVEL PARA CASTRAÇÃO DE CÃES

PREFEITURA COLOCA EM FUNCIONAMENTO PRIMEIRA UNIDADE MÓVEL PARA CASTRAÇÃO DE CÃES

Entrou em operação neste domingo (25) a primeira unidade móvel para castração de cães de Campo Grande, o castramóvel, que irá atender à população que está em maior risco de vulnerabilidade socioeconômica. Nesta primeira ação, foram atendidos os moradores do Portal Caiobá. 

Adquirido através de emenda parlamentar e recursos próprios, o centro cirúrgico móvel é um investimento de R$ 198,3 mil. O prefeito Marquinhos Trad acompanhou esta primeira ação e destacou a importância do castramóvel para o município. 

“É uma conquista para todos nós moradores de Campo Grande, cuja gestão sempre teve como um dos pilares a responsabilidade com a saúde humana e dos animais. Com a possibilidade de castrarmos estes cães, que muitas vezes circulam pelas ruas do bairro podendo carregar e transmitir zoonoses à população, reduzimos a quantidade de animais errantes vulneráveis aos mais diversos males”, reforça o prefeito. 

Foram esterilizados 20 cães, sendo 15 fêmeas e cinco machos, que pesavam até 15 quilos. A capacidade e operação do centro cirúrgico é bem maior, contudo, devido à pandemia de Covid-19 e as medidas de biossegurança, os atendimentos foram reduzidos. 

A seleção destes animais foi feita durante a semana pelos agentes de saúde da região. Todos os cães passaram por exames clínicos na última sexta-feira, antes de serem submetidos à cirurgia. 

castramóvel irá atender somente a castração de cães, uma vez que a cirurgia em felinos acontece normalmente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com agendamento em todo dia 20 do mês. 

Além do prefeito Marquinhos Trad, estiveram acompanhando o início dos trabalhos o deputado estadual, Márcio Fernandes, autor da emenda que possibilitou custear parte da unidade móvel, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVMS), Rodrigo Piva.

Conquistas 

Além do veículo adaptado para a castração, o CCZ ganhou um novo centro cirúrgico em dezembro de 2018. A capacidade de castração de felinos foi ampliada, passando de 200 para 600 procedimentos por mês. 

Campo Grande foi uma das primeiras cidades do país a implementar um sistema para agendamento de castração online, garantindo mais comodidade e transparência no processo. A gestão também instituiu o conselho e fórum do Bem-Estar Animal e posteriormente criou a subsecretaria de Bem-Estar Animal. 

Prefeitura coloca em funcionamento primeira unidade móvel para castração de cães

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

EM AÇÃO ITINERANTE, PREFEITURA LEVA VACINAÇÃO A SUPERMERCADOS NA MORENINHA E REGIÃO DO AEROPORTO

Para facilitar o acesso da comunidade aos locais de vacinação, nesta quinta-feira (19), dois pontos de vacinação itinerante contra a ...