Home > Destaque > Festival de Cultura Indígena traz gastronomia, artesanato e Concurso Miss e Mister CG
Campo Grande, 11/04/2022 às 10:21

Festival de Cultura Indígena traz gastronomia, artesanato e Concurso Miss e Mister CG

Por dois dias consecutivos, a Cidade Morena vai poder prestigiar a cultura, as artes, a beleza e história das populações e comunidades indígenas de Campo Grande. A Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), por meio da Coordenadoria de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas, promove entre os dias 18 e 19 de abril, o 1º Festival de Cultura Indígena de Campo Grande, com atrações na Praça Ari Coelho.

“Essa festa é em homenagem ao dia 19 de abril, quando se comemora o Dia dos Povos Originários. Em Campo Grande, existem 21 aldeias em seu território, sendo oito reconhecidas pela prefeitura, duas em fase de reassentamento e 11 em aglomerados. O festival vai trazer aos visitantes uma oportunidade imperdível de conhecer mais profundamente as raízes e a diversidade cultural genuinamente brasileira”, explica Amadeu Borges, subsecretário da SDHU.

Na segunda-feira, dia 18, o Festival tem a abertura a partir das 17h, com barracas em exposição de artesanatos, cerâmicas e utensílios étnicos como arco e flecha. O grande destaque estará voltado para a gastronomia de origem terena como Hihi, Yukui, Lapápê e Poreo. “Os nomes podem soar estranho já que estão no dialeto terena, mas não deixam de ser caldos, massas, bolos e até a famosa pamonha nesses quitutes. São produções gastronômicas raiz que levam mandioca e milho em seus componentes de base”, explica Nério Alberto Alfredo, coordenador de Defesa das Populações e Comunidades Indígenas da SDHU.

Ainda no dia da abertura, o festival terá como atrações musicais o cantor Itamar Jorge (indío terena), o gaiteiro da Aldeia Urbana Marçal de Souza, Sebastião Claudinei e o DJ Peyo Kaxe Planalto.

Já no dia 19, será realizado o Concurso de Miss e Mister Indígena CG 2022. Além de apresentar a beleza da etnia indígena da Capital, o desfile tem como objetivo promover a cultura étnica, contribuições históricas e reconhecimento dos povos em nossa sociedade. Os candidatos vão se apresentar com dois trajes, um casual e outro étnico. Será permitido todo o tipo de acessório e maquiagem/pintura indígena, tanto facial quanto corporal, que serão avaliados por uma equipe de jurados composta por cinco pessoas.

No dia 19, o evento também tem início às 17h, com apresentação do desfile previsto para às 19h. Barracas e exposições também estarão em funcionamento nesse dia. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR).

Serviço

  • 1º Festival de Cultura Indígena de Campo Grande
  • Dias: 18 e 19 de abril
  • Horários: 17h às 22h
  • Local: Praça Ary Coelho, Centro de Campo Grande

https://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Campo Grande, 11/04/2022 às 08:01

Vacinação contra a Covid-19 segue disponível em mais de 40 locais

A Prefeitura de Campo Grande dá continuidade, nesta segunda-feira (11), na vacinação contra a Covid-19 com aplicação da primeira a ...